KPI é uma ferramenta utilizada para medir os indicadores de uma empresa. Não se restringe apenas ao setor de logística, podendo ser aplicado em qualquer área.
Os KPI`s de logística são indicadores de performance, que mensuram os resultados dos níveis de serviços logísticos, proporcionando a empresa uma visão mais ampla e assertiva na tomada de decisões.
Separamos abaixo os principais KPI`s utilizados no setor de logística:
1 – Entrega no Prazo (OTD):
O On-Time Delivery (OTD), mais conhecido como “Entrega no Prazo”, é o KPI que mede o cum,primento dos prazos de entrega. A fórmula do cálculo é bme simples:
Total de entregas no prazo / Total entregas * 100
2 – Custos com Transporte:
Como o próprio nome já diz, esse KPI mede os custos com transporte. Com base nos resultados a empresa pode adotar medidas como terceirização de motoristas ou veículos, concentrar mais força em uma determinada operação ou ainda optar por exclusão de alguns serviços oferecidos, caso estejam gerando resultado negativo para a mesma.
Segue o cálculo para sabermos os custos com transporte:
Custos do transporte / Receita de vendas.
3 – Ciclo do Pedido (OCT)
O Ciclo do Pedido (OCT – Order Cycle Time) é um estudo que leva em consideração não somente o prazo de entrega, mas o tempo total decorrido entre a implantação do pedido até a sua entrega efetiva. Através desse indicador é possível identificar falhas na comunicação e possíveis “gargalos” na operação.
A equação é a Data de entrega – Data do pedido.
4 – Retorno sobre o Investimento (ROI – Return Over Investment)
Por se tratar de uma métrica altamente funcional, o ROI é aplicável em qualquer setor. Aqui o objetivo é verificar se o faturamento obtido pela empresa está sendo suficiente para cobrir todos os investimentos realizados.
O cálculo é bem simples: [Receita – Custos] / Custos
5 – Nível de Eficiência (OTIF – On Time In Full)
Esse indicador é considerado o mais importante entre os KPI`s para o setor de logística e o mais completo. Ele analisa o nível de eficiência da empresa sob diferentes perspectivas, com foco na satisfação do cliente:
=> Pedidos realizados dentro do prazo (P);
=> Pedidos entregas sem erro (E);
=> Pedidos Completos (C).
A fórmula de cálculo é a seguinte:
OTIF = P x E x C
É como diz um antigo ditado: “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”, portanto, para uma boa administração, é imprescindível acompanhar os indicadores de performance e agir de forma consciente a fim de promover as mudanças necessárias objetivando melhorias.
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