Os pneus são um dos itens que mais interferem no conforto e na segurança da viagem. Além disso, é um dos componentes que mais pesam no orçamento do caminhoneiro/transportadora. Dependendo do modelo do caminhão, podemos estar nos referindo à uma quantidade aproximada de 22 pneus, num valor médio de R$ 2.000 cada pneu, totalizando um valor de R$ 44.000,00
É de fundamental importância a realização da manutenção dos pneus, considerando as condições precárias das estradas brasileiras, somando as cargas pesadas transportadas, os pneus acabam ficando bastante desgastados.
Preparamos para você algumas dicas a fim de tornar as suas viagens mais tranquilas e econômicas:
- Manter o caminhão sempre alinhado e balanceado
O alinhamento e o balanceamento são cuidados básicos que se deve ter para garantir que os pneus estejam devidamente alinhados, evitando assim desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. O balanceamento por sua vez, ajuda a manter o conjunto de pneus ajustados sem qualquer tipo de trepidação excessiva.
- Atenção na calibragem dos pneus
Manter os pneus devidamente calibrados auxilia na durabilidade. Atualmente, a maioria dos caminhões de grande porte possuem o “rodoar”, um equipamento que ajuda na calibragem de forma automática. Entretanto, temos o modo convencional, que é fazer uma conferência manual, ao menos uma vez por semana, avaliando os pneus, batendo em cada um deles com o martelo de borracha para verificar se eles estão com a pressão correta.
- Observar os indicadores de desgastes
É importante avaliar os indicadores de desgaste existentes nos próprios pneus. A primeira checagem pode ser feita com a simples análise dos sulcos e frisos da banda de rodagem. O ideal é que eles estejam com a mesma profundidade, pois isso indica um desgaste regular. Outra forma é usar os indicadores afixados na superfície dos pneus, geralmente na lateral. As próprias fabricantes já os coloca para ajudar o motorista nessa avaliação. Então, vale a pena ficar atento a eles também.
- Fazer o rodízio dos pneus
A recomendação é alternar os pneus de posição de tempos em tempos, visando uniformizar o desgaste deles.
- Evitar manobras fechadas com o caminhão
As manobras muito fechadas fazem com que os pneus se desloquem em sentido lateral, literalmente se arrastando. Em veículos de grade porte, como carretas e bitrens, esse tipo de manobra é ainda mais prejudicial e pode acelerar o processo de desgaste. Portanto, a dica é sempre evitar manobrar em locais apertados.
Prolongar a vida útil dos pneus não é nenhuma tarefa difícil. Basta fazer checagens periódicas, e principalmente, mudar a postura por parte do motorista, adotando sempre boas práticas preventivas.
Gostou das dicas? Então vamos compartilhar para que mais motoristas possam receber essas orientações e consequentemente ter viagens melhores e mais rentáveis. Compartilhe!