Em um mercado cada vez competitivo, onde em tempos de pandemia muitas empresas tiveram seu faturado levado a quase 0, é momento em que as organizações precisam repensar suas estratégias.
É muito bom quando atingimos a meta do faturamento do mês, não é mesmo? Mas fazer números com faturamento alto de nada adiantam sem ter lucratividade.
E essa regra vale para qualquer tipo de empresa, pequena, média, grande. Para você que tem uma MEI, para você que é caminhoneiro e tem seu próprio caminhão.
Um caminhoneiro autônomo, por exemplo, de que adianta fazer 5 viagens no mês, se no final das contas o frete que recebeu não cobriu nem os custos básicos da sua operação de transporte?
Uma indústria que fatura milhões, quando vai ver os resultados mensais no seu DRE, percebe que seus custos foram iguais ou maiores que seu faturamento.
Precisamos ter estratégias claras e bem definidas. Precisamos saber onde queremos chegar e traçar metas para alcançar tais objetivos.
É necessário entender que as despesas fora da operação são pagas com lucro. Ora se não trabalhamos com uma margem mínima de lucro, a conta não vai fechar.
Não devemos nos desesperar perante a concorrência. A concorrência existe em todos os setores, em diversos negócios, e é saudável para as organizações. Temos concorrências leais e desleais, sabemos disso.
Mas o que precisamos fazer diante desse cenário é navegar no oceano azul, sair da concorrência agregando valor aos produtos e serviços que oferecemos, cobrando um preço justo. Existem clientes que não estarão dispostos a pagar pela qualidade daquilo que você oferece, mas continue focado, com estratégias bem definidas para o seu tipo de negócio/mercado, que o sucesso será sempre uma consequência de um serviço bem feito.
Costumo dizer que tudo o tem que ser feito, merece ser bem feito. Faça isso e seus clientes irão perceber a diferença.
A Estratégia do Oceano Azul é um excelente livro que fala muito sobre isso😉 Vale a pena a leitura!