Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
De acordo com a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada inspirada na história de um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, que em 1994 tirou a própria vida, em seu mustang 1968 amarelo. Amigos e familiares de Mike distribuíram em seu funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para as pessoas que estivessem enfrentando o mesmo problema dele, e dessa forma, a mensagem foi se espalhando por todo o mundo.
De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a sua própria vida em algum lugar do nosso planeta. Isso quer dizer que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem a vida dessa maneira.
As principais causas do suicídio são, de acordo com especialistas da CVV, a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.
Infelizmente, ainda hoje, existe muito preconceito acerca desse assunto.
Não sabemos as dores que cada um enfrenta no seu íntimo, tampouco as batalhas que são travadas no território da emoção, que na grande maioria das vezes, é desconhecido por todos nós.
Precisamos olhar o outro com amor e sem julgamentos.
É necessário estarmos a disposição para ouvir, para oferecer um abraço, uma palavra de conforto, ou ainda, um simples sorriso.
Ao invés de levantarmos a mão para apontar os defeitos, que possamos estendê-las para ajudar o outro a levantar.
Para saber mais acesse www.ecargaslogistica.com.br